4 de fevereiro de 2012

A Liga - Tradições, jogos e brincadeiras

A Liga - Um acessório a não esquecer...
A liga da noiva entrou na indumentária da noiva a partir da Idade Média. Há ligas de vários materiais mas tradicionalmente a preferida é a liga de renda branca com uma pequena fita azul, pois dizem que a noiva deve levar uma peça desta cor no dia de casamento como amuleto para ter sorte no enlace e ser feliz.

A liga da noiva acaba por ter um efeito de divertimento no casamento, pois é comum fazer-se um leilão onde a noiva sobe e desce o vestido consoante as licitações. Há também quem corte a liga aos bocadinhos e venda aos convidados. O mesmo se faz com a gravata ou papillon do noivo. Há ainda quem coloque a liga da noiva na perna da solteira que conseguiu apanhar o bouquet; ou mais recentemente, organizar o lançamento da liga aos homens solteiros, tal qual se faz com o bouquet às mulheres solteiras.

Fonte: Teresa Cotrim

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Liga da Noiva

São realizadas diversas brincadeiras com a liga da noiva, nomeadamente, o comum leilão onde a noiva sobe e desce o vestido; colocar a liga da noiva na perna da solteira que conseguiu apanhar o bouquet; ou mais recentemente, organizar o lançamento da liga aos homens solteiros, tal qual se faz com o bouquet às mulheres solteiras.

Fonte: Exponoivos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Usar liga


A liga representa o mistério e a virgindade. Como o branco simboliza a pureza e o azul fidelidade, muitas mulheres optam por levar uma liga com estas cores.


Oferecer a liga e atirar o ramo
A tradição do noivo tirar a liga à noiva e oferecê-la tem a sua origem em França no século XVI, onde se considerava que a liga trazia boa sorte. Os convidados perseguiam a noiva e tiravam-lhe a liga à força. Para evitar isto as noivas começaram a “atirá-la” voluntariamente. Este costume alargou-se depois ao ramo. Atualmente, a tradição de atirar o ramo ou oferecê-lo diz que a pessoa que o agarre ou receba será a próxima a casar-se. Por seu lado, o costume de levar um ramo vem do antigo Egito, onde se considerava que afugentava os maus espíritos.

Fonte: casamentos.pt

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Uma coisa Nova, Uma Coisa Velha, Uma Coisa Emprestada e Uma Coisa Azul

Cada uma destas quatro coisas têm um significado simbólico, que não mudou ao longo dos tempos. A coisa velha simboliza o passado, a vida que é deixada para trás. A coisa emprestada simboliza a amizade e o azul a fidelidade, tradição proveniente da antiga Israel onde noivas usavam uma fita azul (A LIGA) como prova da sua fidelidade. A coisa nova simboliza a esperança de que esta nova vida que está a começar, seja cheia de felicidade (o vestido, os sapatos, a roupa interior).

A Liga

Antes do Séc. XV a liga não se retirava da perna, no entanto os convidados masculinos corriam atrás da noiva para tentar retirá-la. A partir desta altura em França as noivas resolveram tirar elas próprias a liga e lançá-la para que os convidados a apanhassem sem perseguições.

Fonte: presentes.pt



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


LIGA DA NOIVA


A maioria tem certeza que essa tradição vem dos EUA, isso por causa de quase 100% dos filmes de casamento que vemos no cinema (que são de lá) e trouxeram esta idéia até nós já faz algum tempo: o noivo joga a liga da noiva para os solteiros.Mas, na verdade, a "liga da noiva" existe desde a Idade Média, acredite se quiser!Há ligas de vários materiais hoje em dia, porém a preferida é a liga de renda branca com uma pequena fita azul, pois dizem que a noiva deve levar uma peça desta cor (azul) no dia de casamento como amuleto para ter sorte no casamento.Hoje em dia, a liga da noiva tem um efeito divertido no casamento quando ela é lançada aos homens solteiros pelos próprios noivos, assim como acontece com o buque jogado às mulheres solteiras do casamento.Porém há outras brincadeiras que também podem ser feitas com a liga da noiva, porém não aconselho nenhuma delas pois não acho elegante...quais são estas "outras brincadeiras"? Vamos à elas:- fazer um leilão onde a noiva sobe e desce o vestido consoante as licitações;- cortar a liga aos bocadinhos e vender estes pedacinha aos convidados, assim como se faz com a grava do noivo (o que eu também acho deselegante, mas aí depende da vontade e gosto do casal, esta é apenas minha opinião);- colocar a liga da noiva na perna da solteira que conseguiu apanhar o buque, levantando seu vestido no mei dos convidados.Mas como eu disse: isso vai depender de cada casal, cada noiva; eu, Amandica, não acho elegante por exemplo cortar e vender pedacinhos de gravata ou da liga da noiva para os convidados, afinal todos ali já presentearam o casal de noivos, dispenderam de roupa, cuidados pessoais (como as mulheres que fazem cabelo, maquiagem etc no salão) entre outras coisas, e ainda ter que dar dinheiro na festa? Não sei, não acho correto, elegante com os convidados...Detalhe: dizem as más línguas (rs) que o solteiro que pegar a liga demorará mais 10 anos para casar, ou seja, o intuito é diferente de quando a mulher solteira que pega o buque, porquê esta quer é casar o mais rápido possível!Já uma brincadeira que acho bacana é quando o noivo é mais "saidinho" e tira a liga com os dentes, lógico que sem gesticulações obcenas não é mesmo, afinal a única coisa que não vale mesmo é constranger os convidados!Aproveitem a idéia e voilá!PS: Dizem por aí que o uso da liga por baixo do vestido de noiva corta a inveja das solteiras e garante boa sorte a quem está casando! Então, aproveitem a deixa e escolham a liga que mais combina com seu jeito de ser...

Fonte: seuevento.net

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


LIGA - Jogos e Brincadeiras
É sempre um dos momentos mais divertidos de qualquer casamento. Falamos do leilão da liga da noiva, uma tradição antiga que surgiu antes de existirem as listas de casamento. Uma forma original dos noivos arrecadarem algum dinheiro no início da vida a dois.
Como se joga?

É muito simples. Primeiro, devem formar-se duas equipas – uma de mulheres e outra de homens. A noiva deve estar situada bem no centro das atenções, visível a todos, de preferência em cima de uma cadeira. De por um lado os homens vão tentar levantar o vestido de forma a mostrar o objecto que está em leilão, as senhoras vão fazer tudo para esconder a liga dos olhares alheios!
E começa o leilão! A equipa que oferecer mais dinheiro, claro está, vence. Se ficar do lado das mulheres, a noiva mantém a liga. Caso os vencedores sejam o “sexo forte”, então um sortudo terá o direito de retirar a liga da perna da noiva.

É certo que o leilão é apenas uma brincadeira mas também é verdade que o dinheiro angariado no leilão poderá ser bastante útil aos noivos. Poderá ajudar, por exemplo, a pagar uma parte da lua-de-mel ou da festa. E assim, todos os convidados poderão contribuir para que o início do casamento seja um bocadinho “mais leve” para os noivos.
Fonte: zankyou.com




- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Uma troca de papeis também vale

Em geral o noivo atira aos homens a liga da noiva e a noiva atira o buquê para as mulheres. Na troca de papéis o noivo atira o buquê para as meninas e a noiva atira a liga aos meninos. É no mínimo diferente, e também muito engraçado.
 Fonte: noivinhafeliz.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.